HISTÓRIA

Bike trials é um esporte no qual as habilidades sobre uma bicicleta especial são testadas através de uma série de etapas ou ‘trials’ (do qual vem o nome do esporte, em inglês “tentativas”), sem qualquer tipo de contato físico como colocar o pé/mão no chão, cair, ou ultrapassar os limites laterais, no menor tempo possível. 
Para a prática do bike-trials, é necessária uma bicicleta especial, com marcha muito reduzida, pneus macios e freios poderosos” (Edu Capivara, 2003). Bike Trials teve sua origem no Motorcycle Trials, executado em moto vencendo várias etapas de trilhas artificiais ou naturais. 
Como os atletas queriam proporcionar a seus filhos algo semelhante antes destes começarem a treinar em motocicletas, desenharam bicicletas que pudessem vencer obstáculos parecidos para que as crianças treinassem até poder atingir idade para pilotar motos. 
Entretanto, algumas dessas ‘crianças’ nunca abandonaram as bicicletas, aperfeiçoando-as a ponto de criarem um novo esporte. O pioneiro foi Pedro Pi na Espanha em 1980. 
Em 1983, o paulista Eduardo Tadeu da Fonseca, conhecido como “Edu Capivara”, desenvolveu uma bicicleta para Bike Trials sem conhecer os avanços de outros países. 
Motivado pelas competições e shows de Motorccycle Trials, adaptou sua BMX e começou a acompanhar as provas passando, com sua bicicleta, pelas sessões das motos muitas vezes sem cometer faltas. Por não conhecer o esporte Bike Trials, Edu Capivara o denominou Velotrial. 
Em 1984 Caio Salermo, Luciano “Kdra” Lancelotti, Luiz Antônio Cazarré também iniciaram a prática, utilizando bikes de freestyle semi-adaptadas.
1985: Pilotos europeus se apresentam no Ginásio do Ibirapuera- SP para shows de Motorcycle Trials e Bike Trials, com transmissão ao vivo pela TV. Os pilotos trouxeram suas motos e duas bicicletas de Bike Trials. Do contato com competidores brasileiros surgiu o convite para o Brasil participar do Primeiro Campeonato Mundial de Bike Trials. Assim, em 1986, Edu Capivara inicia a carreira internacional com a 6ª colocação no Mundial. Ao retornar ao Brasil, começam as ações para transformar o hobby em profissão e consegue o patrocínio das empresas Scott e JKS, que investem no atleta até os dias atuais.
1990: Fundação da Bike Trials International Union-BIU, em Gifu, no Japão.

1993: Edu Capivara foi nomeado, pela BIU, delegado internacional do esporte, e segue organizando os campeonatos paulista e brasileiro de Bike Trials, segundo as regras internacionais.

1995: Segundo o atleta Cristiano Martins, a partir deste ano o esporte firmou-se nos Estados Unidos e os próprios praticantes começaram a organizar torneios. O Bike Trials ganha adeptos na Europa e logo os brasileiros começam a se interessar pelo esporte.

1996 – 1997: O Bike Trials participa, como esporte demonstração, das Olimpíadas de Atlanta-EUA. Em sua primeira participação oficial, Arnaldo Rodrigo Jorge (Zoinho) vence todas as etapas do Campeonato Brasileiro na categoria Junior. Em 1998, sagra-se campeão da Categoria Profissional Pró e recebe o certificado de piloto com cadastro na BIU, passando a ser reconhecido internacionalmente. Em 2000, conquista o título de tetra no campeonato brasileiro.

1998 – 1999: Edu Capivara executa um drop (salto de obstáculo) de 5 metros de altura, nos Jogos da Natureza. O piloto Cristiano Martins conquista o 3º lugar no ranking mundial e o vice no Campeonato Norte-Americano. Peter Kraus se apresenta no Parque do Ibirapuera-SP e palestra sobre o panorama do esporte no mundo.

2002 – 2003: Anderson Marcelo(SP), campeão brasileiro, participa do Desafio Fantástico/Rede Globo atravessando o corrimão da Ponte Metálica que liga Teresina-PI a Timon-MA. A modalidade é inserida nos Jogos Mundiais de Verão, no Ginásio do Ibirapuera-SP.

Situação Atual: No Brasil, o Bike Trials encontra-se ainda em crescimento, contando com 50 competidores regulares. Eduardo Capivara ressalta que a modalidade ainda não tomou dimensões maiores no Brasil porque não existe no mercado um modelo Bike Trials, no estilo mountain bike. 

De acordo os bikers, a tecnologia do equipamento é fator decisivo no desempenho dos competidores. Na atualidade, Edu Capivara estima que, no mundo, o Bike Trials seja praticado por 5.000 pilotos dos quais apenas 200 são brasileiros. 

As disputas nos campeonatos mundiais são acirradas e o Brasil não figura ainda entre os 20 primeiros colocados. 

Devido ao interesse da mídia pela destreza e agilidade das manobras, o esporte vem apontando um crescimento reduzido devido à dificuldade da prática, mas atrai admiradores que se deslumbram com os espetáculos de habilidade, equilíbrio e coragem dos praticantes.

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